PorFunerária O Convento

As emoções desagradáveis são mais comuns e mais exploradas no nosso quotidiano do que as agradáveis e é muito importante repor esse equilíbrio para aprendermos a autorregulação, tão necessária no nosso dia a dia.


Como sentir as sensações agradáveis?
💙 Tempo: as emoções agradáveis levam mais tempo para serem sentidas dado serem mais difusas. As emoções desagradáveis são rápidas porque entre o perigo e a ação necessária para nos protegermos, a rapidez é fundamental: fugir (medo), atacar (raiva), recolhimento (tristeza), pedem prontidão na resposta. As emoções agradáveis, como a contemplação, satisfação, orgulho, alegria, entusiasmo, pedem tempo. É importante abrandar o nosso ritmo, parar o fluxo do pensamento e das palavras e dirigir a atenção para o que está a passar-se no nosso corpo;


💙 Corpo: o palco onde ocorrem as emoções, reage aos estímulos internos e externos e diz-nos se estamos num sítio agradável, onde queremos permanecer, ou desagradável, de onde queremos sair. Só o corpo pode sinalizar em que estado nos encontramos, mas precisa de tempo para explicitar o que lhe está a acontecer. As sensações corporais são como SMS e e-mails que o corpo envia à consciência: temos de abrir essas mensagens para sabermos o que se passa;


💙 Tomada de Consciência: quando damos atenção ao que está a acontecer no momento presente, no local onde estamos, o “aqui-e-agora”, começamos a registar a informação no cérebro. A investigação refere que são precisos 30 segundos para que uma nova ligação sináptica surja e esse novo dado passe da memória a curto prazo para a de longo prazo. Dessa forma, conseguimos aumentar o nosso reportório de comportamentos.


Das primeiras vezes que faz estes exercícios, passados 30 segundos (ou mais), as pessoas relatam uma expansão, uma sensação estranha, algo novo… e esta sensação que se estranha e depois entranha permanece no corpo. Mesmo quando as condições internas e externas mudam, já não se pode des-sentir… e passamos a conseguir identificar melhor os momentos de bem-estar, tornando-se mais fácil alimentar as sensações agradáveis, que funcionam como amortecedores em momentos de stress.

Sobre o autor

Funerária O Convento administrator

Subscrição
Notificar
guest
0 Comentários
Velhos
Novos
Inline Feedbacks
View all comments
0
Deixe as suas condolências aquix